é tarde demais pra gritar contra a copa?

não é nenhuma inverdade dizer que demorou pra acontecer no brasil.

a primavera arabe ja fez dois aniversarios, ditadores caíram, outros continuam em guerra com a população (usando até armas químicas). a juventude da europa, que tá praticamente toda fodida, já foi pra rua faz tempo pra não sair mais. nos estados unidos ocuparam wall street.

essa onda chegou aqui agora. de maneira legítima e autêntica. a onda, a massificação, porque os protestos não são de hoje.

e agora quem segura? as balas de borracha e as bombas de gás não seguraram, só levaram mais gente pra rua.

e agora no que isso vai dar? não é uma massa de manobra, é um grito autêntico. que não é homogêneo. então basicamente pode acontecer de tudo.

o foco inicial era na passagem de ônibus. se alastrou. continua a questão da tarifa e essa vitória ainda precisa ser conquistada. no campo prático vai ser a primeira. a questão do transporte público vai muito além. sem falar no beabá: educação, saúde, infraestrutura e tudo aquilo que não temos. falta tudo isso, mesmo assim já vencemos. ao menos a primeira batalha, de nos fazer ouvir.

e como se ouve gente falando mal da copa nessas manifestações. discurso atrasado? em proporções muito menores tiveram os protestos ao redor do tatu bola. defendido com unhas e dentes pela pm brasil afora. nada muito diferente do que vemos hoje. então é mentira dizer que só agora abriram a boca. como também é inegável dizer que esse movimento anticopa está imensamente mais forte. contando com o apoio de muita gente apaixonada por futebol, que provavelmente tinha na oportunidade de ver e viver uma copa do mundo um sonho. só que essa oportunidade não é verdadeira. tentaram nos vender isso, quase engulimos. reagimos.

o povo brasileiro não vai estar dentro dos estádios. o povo brasileiro ainda está esperando as obras que vão transformar o país. o legado da copa. a mobilidade urbana avançou quase nada, o resto nem se fala. os palcos foram erguidos e parece que todo mundo se deu conta que a maior mudança vai ser essa. arenas elitizadas no lugar de estadios antigos. o único “avanço” vai na contramão de tudo que se espera de um país igualitário. valeu, copa, você é fera.

mas se o maior acontecimento esportivo do planeta terra está servindo para alguma coisa (se alguém acha que a olímpiada é mais importante não tem problema, a próxima também é aqui…), é para virar os olhos de todos os cantos pra cá.

a turquia chamou a atenção mundo? o brasil com certeza vai e está chamando muito mais. somos a bola da vez. seríamos sem a copa. com ela então.

não é nenhuma inverdade dizer que demorou pra acontecer no brasil. mas aconteceu numa bendita hora.

Anúncios

7 comentários em “é tarde demais pra gritar contra a copa?

  1. ah magnão, vou concordar com o amigo aí embaixo quando diz que vc anda muito estranho ultimamente. há evidências de que está colocando um estagiário pra escrever seus textos porque tá muito bem pontuado, acho até digamos que você pode ter vendido seu blog. e não é só isso, ainda por cima, diante do atual estado das coisas temos que concordar que embora apoiemos vc e nossa sofrida nação temos que focar no transporte público sobre rodas, o busão e o trem, que também é sobre rodas, porém estas de um reluzente metal. a direita cheirosa e bem comportada tá querendo chupar o movimento e dizer que é contra tal e tal coisa, chegando as raias do absurdo, de modo como nunca antes se viu, pois pipocou nas redes sociais até impeachmant contra a presidenta. se for pra falar de copa temos que admitir que não há mais volta porque o nosso espírito é de amizade e júbilo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s